sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

VENDE-SE. TRATAR, NA AGÊNCIA !



Amigo do imóvelmóvel, ontem li um artigo no Valor Online sobre um empresário espanhol do setor imobiliário, Enrique Bañuelos, que, diz ele, pretende investir um "caminhão" de dinheiro – o jornal não fala quanto – no setor imobiliário no Brasil.


Segundo se noticiou, seria uma operação bastante complicada, que envolveria a aquisição de algumas das maiores empresas brasileiras do setor. Consta no artigo, inclusive, que algumas gostaram bastante da idéia.


Mas não é sobre essa sofisticada operação que gostaria de falar hoje, mesmo porque não há nada confirmado nesse sentido. E também, devo confessar, tenho sempre um "um pé atrás" com esses empresários que anunciam que vão comprar isso, aquilo, e aquilo outro! Na esmagadora maioria das vezes, nada acontece!


Mas o que me chamou a atenção foi um pequeno trecho do artigo que diz que um dos tópicos do projeto desenvolvido pelo empresário espanhol é que "será proposto aos principais bancos do país a criação de um instrumento de corretagem que usaria as agências para captação de vendas".


"Morrendo de medo" de lhes parecer arrogante, ou então repetir a ridícula frase dita por Galvão Bueno, "Eu Já Sabia!", digo ao amigo do imóvelmóvel que pensei nisso algumas vezes. Ou seja, envolver mais diretamente os bancos e a estrutura bancária em negócios imobiliários, intermediação/corretagem.


Meu raciocínio é muito simples, até mesmo lógico: é absolutamente impossível que haja um negócio imobiliário, compra, venda (só para falar das operações mais corriqueiras), que não envolvam um agente financeiro, ou seja, banco.


Vamos a alguns exemplos muito simplórios: a pessoa compra um imóvel através de financiamento???...Banco! A pessoa vende um imóvel e o valor recebido vai para???...Banco! O pobre coitado não consegue pagar o financiamento, o imóvel, então, volta para o???...Banco!


Olhe, amigo do blog, poderia citar aqui dezenas de situações, algumas mais complexas, que unem negócios imobiliários e os bancos.


O que quero dizer é que as empresas do setor imobiliário, sobretudo as empresas corretoras de imóveis, têm uma fatia muito pequena desse bolo. Limitam-se à comissão pelo negócio realizado.


Elas saem às ruas "laçando" clientes, se "esgoelando" atrás de imóveis, exclusividade de vendas, etc. No final desse "rallye" diário, a corretora "entrega na bandeja" tudo para o??? Banco! (sempre ele!)


Algumas, pouquíssimas, empresas negociaram parcerias (não gosto muito desse termo), para que os imóveis negociados por elas, corretoras, sejam financiados exclusivamente por um único banco.


Acredito que muitas iniciativas, ações de vendas e ações de marketing, poderiam ser adotadas pelos bancos.


Algumas sugestões: em praticamente todas as agências bancárias, ou pelo menos nas maiores, teria um stand das corretoras, ou mesmo um terminal de consulta/busca de imóveis; os bancos, em troca de algum tipo de exclusividade, é claro, se utilizariam de inúmeras mídias para anunciar imóveis (telas de caixas automáticos, "call center", impressos em geral, e até mesmo nos extratos bancários, capas de talão de cheques, etc.).


Os gerentes e os funcionários das agências bancárias nos bombardeiam "todo o santo dia" nos oferecendo freneticamente uma série enorme de produtos (seguros, aplicações, etc.). Por que não nos oferecerem...imóveis?


Enfim, na minha modesta opinião, e também na opinião do dileto empresário espanhol, os bancos têm muito, e "bota" muito nisso, a oferecer às empresas imobiliárias. Independentemente de seu tamanho e porte.

!Usted ha tenido una buena idea! Bienvenido.

É isso.

Até.


Aloisio L. Gondim

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