Como já dissemos, o imóvelmóvel trata de absolutamente tudo o que envolve Imóveis. Imóveis, arquitetura, construção, decoração, comercialização, legislação, direitos do consumidor, economia, política (porque não?), tecnologia, etc. A intenção é fazer com que, sempre antes de vocês adquirirem um imóvel, nos visitem!
No post "Porta de Geladeira" (02.12.08) tratamos de como estão e são os sites do setor imobiliário. Nele sujerimos até uma maneira, apesar de simples, muito interessante e eficiente de demostrar um imóvel.
Se vocês, assim como eu, acham a maioria desses sites muito pobres no que se refere à inovação, eficiência, funcionalidade e, por que não dizer, design, vão gostar desse artigo. Como o imóvelmóvel é um blog independente, falamos disso com muita isenção.
“Xeretando” esse universo no Brasil e também no exterior, vamos mostrar com frequência sites de empresas que se destacam em diversos aspectos dos demais.
Hoje conversamos com Roberto Loureiro, e-business da Tecnisa, empresa construtora brasileira, de capital aberto, fundada em 1977, cujo site (www.tecnisa.com.br) está, e vive sempre em constantes mudanças. Um site que faz mais um pouco do que "vender imóveis". Vejam:
imóvelmóvel
O imóvelmóvel já debateu uma vez, e fará outras vezes, sobre um maior e melhor uso de meios inovadores para anunciar/demonstrar imóveis. A maioria das empresas não faz uso deles. Há empresas, por exemplo, que ocupam quatro, até cinco folhas, nos jornais de domingo, mas seus sites não possuem sequer um sistema de atendimento online, via chat, hoje considerado um sistema até que muito simples, ficando no famoso e muitas vezes inútil “fale conosco”. Nesse quesito, o site de vocês sempre teve uma postura inovadora. Você poderia dizer de quantos meios de comunicação com seus clientes seu site dispõe?(chat, video, tel...) E nos conte qual deles é o mais eficiente, a maior surpresa, no momento?
Roberto Loureiro
No site da Tecnisa utilizamos a maioria dos canais disponíveis para comunicação com nossos clientes, acreditamos que cada pessoa tem sua peculiariedade e uma forma preferida de se comunicar e ser atendido. Visando o longtail fizemos questão de disponibilizar diversos canais com o objetivo de melhor atender nossos clientes, e entre esses canais estão: Chat, email, video atendimento, click to talk e telefone, sendo o click to talk um dos destaques, pois a cada dia cresce sua utlização entre nossos clientes. No novo site utilizamos também o recurso da câmera ao vivo, onde o usuário consegue ver o escritório de vendas da Tecnisa. Você pode conferir todos os canais de atendimento e a câmera ao vivo no link: http://www.tecnisa.com.br/central-de-vendas-fale-conosco.html
imóvelmóvel
Qual a importância do seu blog corporativo (http://www.blogtecnisa.com.br/)? Já cheguei a ouvir, até mesmo de empresas de razoável porte, que trata-se de uma "bobagem, inútil".
Roberto Loureiro
O blog da Tecnisa tem grande importância dentro de nossa estratégia on-line. Primeiramente porque mostra uma empresa que busca ser verdadeira e transparente perante seus clientes, mostramos que não temos medo de nossos erros, já que qualquer pessoa pode postar em nosso blog sem mediações, estamos literalmente dando a cara a tapa e sendo transparentes. É extremamente difícil levantar um empreendimento nos padrões dos da Tecnisa sem cometer algum erro, afinal, são milhares de trabalhadores, centenas de fornecedores, leis, autorizações e alvarás. Porém, nossos erros são realmente erros e não ações mal intencionadas. Por isso a transparência! Nós não prometemos que não erraremos, mas garantimos que vamos tentar corrigir nossos erros. A grande questão a ser feita é: Reputação vende? Nós acreditamos que sim, e é por isso que para nós o blog não é uma ‘bobagem inútil” e, pelo contrário, nos ajuda muito em nosso branding, em nossa relevância, em mecanismos de busca e sim, o nosso blog gera vendas.
imóvelmóvel
Continuando a falar de inovação, a Tecnisa é uma empresa “Gay Friendly”, segundo seu blog, desde 2003. Poderia nos falar desse projeto, o que significa e de seus resultados?
Roberto Loureiro
Ser uma empresa “gay friendly” significa respeitar a diversidade, isso não quer dizer que iremos colorir nossos prédios de cor-de-rosa, mas sim que trataremos toda e qualquer pessoa com respeito e dignidade. Hoje, por exemplo, estamos construindo prédios com consciência gerontológica, o que significa ajustar as estruturas do empreendimento à crescente faixa etária da terceira idade. Isso é respeitar a diversidade e faz parte do DNA da Tecnisa. Os resultados disso? São os melhores possíveis. O público GLBT, por exemplo, representa 9% de nossos clientes e eles gastam o dobro em customizações, além de ser um grupo extremamente focado, com dinheiro e carente de ações específicas.
imóvelmóvel
Falando em mercados segmentados, você acredita ser essa uma tendência do setor imobiliário, ou seja, no início do projeto, as empresas pensam em algum, ou alguns segmentos? Idosos, solteiros, gays, etc.?
Roberto Loureiro
Para falar a verdade, eu acredito que isso seja uma tendência em todos os segmentos de mercado. Devemos pensar no indivíduo dentro do coletivo e mostrar preocupação em atender suas necessidades. É óbvio que é impossível suprir todas elas, em todos os segmentos, mas se você não sabe o nome de alguem dê ao menos bom dia, certo?
Caro Roberto, obrigado por sua participação nesse post e até uma próxima oportunidade.
Um abraço do imóvelmóvel
nota do blog: esta entrevista deveria ter sido postada em 10/12. Roberto, inclusive, "esticou" seu expediente, para nos responder e nos enviar. Porém, por problemas técnicos não conseguimos naquele dia. Por isso estamos postando hoje, Ok?
É isso
Até
Aloisio L. Gondim
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário