segunda-feira, 30 de novembro de 2009
IMÓVEL VERDE IMÓVEL
Não estaria exagerando se dissesse que trata-se do mais importante acontecimento da história, ligado à ecologia, ao meio ambiente. Não estaria exagerando também se dissesse que muitas de nossas vidas, as vidas de nossos filhos e dos filhos de nossos filhos, dependerão dos resultados dessa Conferência.
Nela, representantes de 193 países, irão discutir e decidir, sobretudo, o que cada nação irá fazer nas próximas décadas, para controlar a emissão de gases poluentes.
A Conferência ocorre num momento especialmente delicado. Por diversos aspectos.
O mundo, ou a maior parte dele, ainda atravessa momentos muito difíceis, no tocante à economia. Algumas nações, EUA e parte da Europa, ainda vivem uma dolorosa recessão. Outros, nós, por exemplo, estão saindo da mesma crise com expectativas animadoras com relação ao crescimento econômico.
Há perspectivas que o Brasil cresça em 2010, algo em torno de 4,5%, e 2.011, 6%. (Deus nos ajude!)
Antes mesmo da abertura da conferência, estabeleceu-se alguns impasses que será muito difícil resolvê-los, sobretudo no caso do chamado “BRICs”, Brasil, Rússia, Índia, China: emissão de gases poluentes versus crescimento econômico; diminuição drástica do desmatamento versus desenvolvimento agrícola; controle da expansão agrícola versus produção de alimentos, entre outros.
Como podemos dizer à China, por exemplo, que eles terão que reduzir drasticamente a sua altíssima emissão de gases poluentes, se eles pretendem crescer esse ano algo em torno de 8,5%? O presidente Hu Jintao, não iria ficar muito animado!
O amigo do IMOVELMOVEL, deve estar se perguntado freneticamente: o que temos NÓS a ver com tudo isso?!
MUITO. MUTÍSSIMO, MESMO!
Absolutamente impossível separarmos as duas coisas: IMÓVEIS e ECOLOGIA. CONTRUÇÃO CIVIL e MEIO AMBIENTE.
A cada dia que passa percebemos que ecologia e meio ambiente, fazem, e farão ainda mais, parte de nosso dia-a-dia, de nosso cotidiano.
Pensemos de forma simplista até, mas concreta. Vejamos: para levantar esse lindo prédio, essa linda casa, que você está admirando em algum site de alguma imobiliária, você pode se perguntar também: que impacto isso causou no meio ambiente? Que prejuízo ambiental isso provocou?
Mais simplista? Que efeito ruim a inocente atitude de acimentar nosso quintal ou nossa calçada, tornando o solo ainda mais impermeável, pode provocar? Desprezar a abundante água da chuva que cai em nosso telhado? Está se tornando um verdadeiro pecado mortal!
Vou citar algumas iniciativas, amigo do IMOVELMOVEL, que vem se tornando muito comuns. Algumas já usuais. Outras, ainda consideradas exóticas:
Telhado Verde – plantio de grama no telhado de casas ou edifícios. Objetivo: diminuir a temperatura atmosférica; dar permeabilidade às edificações.
Telhado Branco - pintar o telhado das casas de branco (cal). Objetivo: já há estudos que, se massificada, a iniciativa provocaria uma diminuição na temperatura atmosférica em áreas urbanas.
Bio-Arquitetura - é um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental, custos operacionais reduzidos e utilização de materiais ecologicamente corretos. Há ONGs e empresas privadas, especializadas no assunto.
Água da Chuva – a captação da água da chuva é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um reservatório subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada e posteriormente utilizada para lavar, por exemplo, áreas de serviço, garagens e utilização em vasos sanitários.
Turbinas Eólicas – São turbinas geometricamente projetadas de tal maneira que podem, instaladas no topo dos prédios, gerar energia eólica (vento) em áreas urbanas.
Sem falar dos métodos tradicionais. Energia solar, por exemplo. Método esse, que já há algum tempo é utilizado. Entretanto ainda não se popularizou. Nessa semana, vejam que curioso, uma rede de lojas voltada para classes mais populares, lançou um consórcio, acreditem, para aquisição de sistemas de energia solar para residências, incluindo equipamento e instalação.
Amigo do IMOVELMOVEL, poderia aqui relatar várias e várias maneiras de tornar nosso tão desejado imóvel em ecologicamente correto.
Não pretendo cansá-los. Farei isso em outras oportunidades.
A construção ou aquisição de um imóvel para nós, é uma extraordinária e indescritível realização pessoal. Mas, cada vez mais, ela terá que se transformar numa realização para o bem de todos. Para o bem estar de toda coletividade!
É isso.
Aloisio Gondim
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
MELHOR IDADE & MELHOR IMÓVEL
Oscar Niemeyer, 102 anos, diariamente molda as curvas de sua arquitetura. João Havelange, 93, presidente de honra da FIFA, é atuante cartola do futebol internacional. Nelson Mandela, 91 anos, continua como ativa personalidade internacional.
E para citar alguns que já se foram: Pablo Picasso faleceu com 92 anos, criando seu admirável cubismo e destroçando corações femininos. Roberto Marinho, falecido aos 99 anos, até seus últimos dias mostrou ao Brasil como fazer TV. A poetisa goiana Cora Coralina, 96, até seus últimos dias, descreveu com rica poesia o cotidiano do homem do interior.
Peço sua licença para citar todos esses que são, e que foram, personagens de nossa história, para entrar num tema que está – muito pouco ainda, diga-se – presente no dia a dia de nossa atividade: Mercado Imobiliário para Pessoas da Melhor Idade.
Você, arquiteto, incorporador, construtor, empreendedor. Você corretor de imóveis, ou profissional do setor, quando projeta, quando constrói, e quando comercializa um imóvel você tem essa visão, isto é, pensa como seu cliente viverá nele, quando tiver uma determinada idade? 75, 80, 85 anos, por exemplo? Como ele, morador, irá ligar a televisão na tomada? Como ele irá se equilibrar no box do banheiro? Como seu cliente irá esquentar sua prosaica sopinha na cozinha, cujo piso é de valorizados e elegantes, porém, perigosamente escorregadios, porcelanatos?
Raríssimas empresas têm tido essa preocupação, essa visão. Eu, particularmente, conheço somente uma empresa construtora, em São Paulo/Capital. Há também algumas poucas ONGs desenvolvendo projetos e campanhas.
Não seria bobagem dizer que o corretor de imóveis, ou profissional do setor, terá que ter, num médio ou longo prazo, uma enorme preocupação com esses itens. Essa matéria terá que estar presente na avaliação e descrição do imóvel. Por que não?
Como será o texto de um anúncio de um imóvel no jornal (ainda se anunciará imóveis em jornais?!) ou em sites? Talvez:
Antes de indicarmos um imóvel a um cliente, teremos que observar algumas características do prédio, das casas, dos condomínios, sempre pensando na acessibilidade de seus futuros moradores.
Você, amigo do iMÓVELmÓVEL, acha isso tudo acima uma miragem? Então, prepare-se! E rápido! Vamos aos números:
Em dezembro de 2.008, data da última pesquisa, o IBGE anunciou que em 2.015 os brasileiros viverão em média 74,8 anos.
Não podemos nos esquecer dos problemas que virão a reboque disso.
Sem falar no aspecto cultural. O tratamento cotidiano dispensado a essas pessoas, nos dias de hoje, é simplesmente vergonhoso, absolutamente humilhante. Não temos transporte público adequado, com mínima acessibilidade. Não temos sequer calçadas decentes para que essas pessoas caminhem sem risco de quedas. Não os respeitamos, não os valorizamos.
Nós, amigos do iMÓVELmÓVEL, profissionais do setor, sociedade geral, temos muito a pensar, e principalmente, fazer!
“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.”
(Jean-Jacques Rousseau, escritor e filósofo suíço, 1.712 / 1.778).
CONTINUANDO...
Você que tem acessado o iMOVÉLmÓVEL, deve ter percebido que não tenho postado nenhum artigo ultimamente.Realmente não tenho mesmo.
Explico: nesse período assumi um novo desafio profissional. Sou responsável por Novos Negócios em uma empresa do setor imobiliário em Campinas – SP, a IMOBILIÁRIA CAMPINAS - BONON & AMARAL.
Empresa sólida, séria, extremamente competente, com mais de 20 anos de atividades. Atravessa um fértil período de inovação.
Membro fundador da REDE IMOBILIÁRIA CAMPINAS, entidade que reúne 31 das maiores e melhores empresas do setor imobiliário de Campinas.
Portanto, nesses primeiros meses, fiquei absolutamente impossibilitado de postar novos artigos. Dedicar o tempo que o iMOVÉLmÓVEL, necessita e merece!
Vamos tentar, na medida do possível, abastecer o BLOG com artigos, notícias, crônicas, números, etc., sempre ligados ao mercado imobiliário.
PRAZER EM REVÊ-LOS!
É isso.
Aloisio L. Gondim